terça-feira, 3 de abril de 2012

Idade Média

               É dividida em:
  Alta Idade Média (séc. V-XI), esta fase vai desde a queda de Roma e formação dos reinos germânicos no Ocidente até o início das cruzadas contra o Islã, a servidão começa a surgir e tomar forma, para depois se tornar sólida e espalhar-se.
  Baixa Idade Média (séc. XI-XV), esta fase começa com a primeira Cruzada até a centralização do poder real e a expansão ultramarina europeia. Nesta fase tem-se o renascimento comercial e urbano, orientando assim a vida econômica. Nesta época ocorre o apogeu e também a crise que leva ao seu declínio.
               O feudalismo é o elemento que define esta parte da história, é uma fase singular devido a servidão. Coincidentemente a Idade Média está ligada com a formação, desenvolvimento e declínio do trabalho servil.
Como surgiu o feudalismo
 O feudalismo surgiu depois da desintegração do império Romano, devido as invasões bárbaras, no século V, mas estes invasores não destruíram tudo da civilização romana, pois as novas sociedades que estavam surgindo, eram uma mistura de povos, dos conquistadores e dos conquistados.
  A sociedade feudal na Europa teve características romanas. Uma delas foram as vilas. Ou seja, as grandes propriedades de terras que mais a frente deram origem aos feudos;o cristianismo, organizado pela igreja Católica, que ajudou e muito a preservar a cultura greco- românica, e que tinha o poder cultural da época.
 A origem do feudalismo foi desencadeada a partir da crise romana. O feudalismo foi uma formação social que era feita de valores romanos, católicos e germânicos. Este sistema dominou a vida dos reinos europeus do século X ao século XIII.
 O feudalismo teve em suas origens vários aspectos:
 » Houve um grande retorno ao campo; a ruralização da sociedade européia aconteceu no início do feudalismo, pois o comércio foi abandonado como principal atividade econômica.
» Pequenas propriedades de terras desapareceram; essas pequenas propriedades se arruinaram economicamente e foram incorporadas às grandes propriedades. Os grandes proprietários de terra foram ampliando seus poderes locais.
» Apareceu o colonato; o colonato é o sistema de trabalho em que escravos e plebeus pobres passaram a trabalhar como colonos para um grande Senhor de terra. O grande proprietário oferecia terra e proteção aos colonos. Com isso foram criados vilas, que eram compostas por colonos. As cidades perderam importância devido ao surgimento das vilas.
 O sistema feudal dominou durante um  longo período de tempo, em toda a Europa Ocidental. Por se estender a uma área tão grande não foi idêntico em todos os lugares. Mas há características comuns como: o rei teve seu poder enfraquecido, uso do trabalho servil no campo, a vida rural foi fortalecida, etc...
 A servidão
 O sistema feudal tinha como base fundamental a relação servil de produção. a sociedade feudal estava organizada em torno de duas camadas sociais básicas: os senhores feudais e os servos.Embora no meio desta sociedade existia pessoas que não se enquadrava em nenhuma dessas classes. Estes eram: os vilãos, que eram camponeses livres; os senescais, que eram agentes senhoriais.
 A importância da servidão na Idade Média era tanta, que o fim da servidão foi equivalente ao fim do feudalismo e da Idade Média.
 A sociedade
 A sociedade feudal era principalmente rural, ou seja, quase todas as pessoas viviam no campo. O trabalho na agricultura era pesado e cansativo e os camponeses ficavam com poucos frutos, visto que as terras eram dos nobres.
 Os nobres eram os donos da terras, também chamados de feudos. Como proprietários, o trabalho deles era pouco, em comparação com os servos.
 Servos, não eram escravos porque não pertenciam aos nobres, já que não podiam ser vendidas para outro senhor feudal. Mas também não eram livres para irem para outro lugar ou outro feudo. Estes camponeses servos tinham direito de utilizar um pedaço da terra do feudo para uso próprio.mas o senhor feudal não fazia investimentos na terra. Os instrumentos de trabalho ,como foices, machados e outros, pertenciam aos servos.veja algumas das obrigações feudais:
 Corvéia: era prestação de serviço gratuitos. Isto é, o servo trabalhava uns dias na semana de graça para o senhor feudal ,em terras do seu senhor.além de construir pontes, reparar estradas e outros trabalhos extras.
 Talha: era a entrega de produtos gerados diretamente por trabalho servil. Parte da colheita do servo devia ser entregue ao senhor feudal. Isto incluía aves, alimentos e animais.
 Banalidades: eram taxas criadas por qualquer motivo. multas, impostos para compra de equipamentos e vários.
 Tais obrigações servis, ou melhor, direitos senhoriais, eram como consagrados pela tradição e variavam de acordo com a região. A relação entre senhor feudal e servo era bem prática: os servos trabalhavam enquanto os senhores feudais lhes garantiam proteção, em caso de guerras, e abrigo, no caso de calamidade. Mesmo assim, com essa suposta proteção, os camponeses não se conformavam tão facilmente com tanto trabalho me tanto tributo. por isso havia rebeliões, que infelizmente eram sufocadas de maneira violenta e cruel pelos nobres.
  O feudo era uma grande propriedade de terra, que os servos trabalhavam. haviam as terras comunais, estas eram usadas tanto pelo senhor, por meio de seus servos, como pelos camponeses.também servia como pastagem para animais, colheita de frutas, além ser usada para as caça do nobre.
 A economia do feudo era de subsistência, pois o feudo não produzia tantos excedentes, mas apenas o básico para sobreviver. por causa disso as cidades e o comércio eram pouco desenvolvidos.
O comércio havia se tornado uma atividade de muito pouca importância. A terra tornou-se o principal fator de riqueza daquela sociedade. Eles cultivavam a terra e tudo p que produziam era para consumo próprio. Também caçavam e criavam animais.
 As terras dos feudos dividiam-se em :
 » campos abertos também chamados de terras comunais ou manso comunal – eram terras de uso comum. Compreendiam em bosques e pastagens. Nessas terras os servos recolhiam madeiras e soltavam animais para pastar.
 » Reserva senhorial também chamada de domínio  ou manso senhorial- eram terras que pertenciam exclusivamente ao senhor feudal e era onde se localizavam o moinho, os fornos, o estábulo e a capela.
 » Manso servil ou tenência- eram terras utilizadas pelos servos. Destas terras eles retiravam seu sustento e os recursos para cumprir as obrigações servis.
 Apesar de ainda existir a escravidão , a servidão marcou o feudalismo. É uma relação de trabalho onde o servo era ‘’homem livre’’. Mas era preso à terra na qual trabalhava. Ele tinha que produzir o sustento da sua família e para a nobreza feudal.
 O servo era obrigado a trabalhar gratuitamente alguns dias da semana nas terras do senhor feudal, podia ser na agricultura, ou criação de animais. Isto era a Corvéia.
 Além de tudo não se podia mudar de ‘’cargo’’. Os que nasciam servos morriam servos. Isto também acontecia nas famílias dos nobres. Era praticamente impossível mudar de condição social.

 Durante o período de feudalismo o rei não mais exercia seu poder soberano. Embora a figura do rei ainda existisse, ele não tinha poder efetivo sobre todo o reino. A política foi dividida entre os senhores feudais, que eram proprietários de grandes extensões de terra, os feudos. Ele era a autoridade absoluta sendo administrador, juiz e chefe militar.
 A descentralização política gerou a também a descentralização monetária, ou seja, não havia mais apenas uma moeda para todo o reino. Acabou também com o exército nacional, havendo agora pequenos exércitos que serviam aos senhores feudais.
 Suserania e Vassalagem
 » O suserano – protegia o vassalo de forma militar e jurídica. Tinha o direito de se apossar do feudo caso o vassalo morresse sem herdeiros. Podia também impedir o casamento do vassalo com uma pessoa que lhe fosse infiel.
 » O vassalo -  devia prestar ao suserano serviço militar, libertá-lo caso fosse aprisionado por inimigos e etc. Mas o vassalo não era um servo. A relação vassalo-suserano era um pacto militar.
POLÍTICA
            O auge do feudalismo foi entre os séculos IX e XIII. Nesta época a Europa era dividida em vários feudos, um ‘mundinho’ governado por seu próprio senhor, com suas leis, cobranças e forças armadas. Nesta situação, o rei era um nobre proprietário de terra, com pouca autoridade além do seu próprio feudo. Essa hierarquia tem origens nas guerras antigas. Como era o sistema? Um grande chefe militar vencedor, distribuía as terras dos vencidos entre seus auxiliares mias íntimos, que se tornavam seus vassalos. Estes por sua vez tinha de dar apoio militar ao seu suserano. Estes vassalos, se quisessem podiam distribuir parte de suas terras para pessoas que seriam seus vassalos.
A IGREJA CATÓLICA E O FEUDALISMO
 Um dos motivos da igreja Católica, ter sido tão poderosa nesta época, era devido ao grande número de adeptos. além de ser dona de muitos feudos.seus bens vinha muitas vezes por doações deixadas por nobres em seus testamentos.a nobreza e a cúpula da igreja pertenciam a mesma classe, a dos senhores feudais.
 O domínio da igreja não era só na vida religiosa das pessoas, mas também na cultural. os clérigos faziam parte dos poucos que sabiam ler.por causa disso tudo o que se dizia ou pensava devia ter a permissão da igreja. Caso contrário, a pessoa era considerada um herege- inimigo da fé cristã- quem fosse condenado com tal tinha punições pesadas. Entre ela: a fogueira e a masmorra.
 A igreja tinha um papel político de importância, como ela andava de aos dadas com os senhores feudais, ela podia difundir a idéia de conformidade da sua situação, principalmente em relação aos servos, e deste modo tentar controlar os camponeses revoltosos. logo, muitas revoltas camponesas foram consideradas heresias.
 A Produção era de subsistência. A principal fonte de renda era o feudo, ou seja, a terra. o dono da terra era o senhor feudal, ele mandava e cobrava tributos dos seus servos e não faziam nenhum investimento ou nas terras ou nos seus servos. Este por sua vez, podiam usar da terra mas não de maneira livre, pois deviam pagar tributo. Podia ser proprietário de alguns instrumentos de trabalho. O servo tem de se submeter a essa vida, principalmente porque o senhor feudal tem a ajuda das armas e da igreja. A produção tem como maior objetivo manter os senhores feudais. E ocorre assim um atrito entre servos e senhores feudais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.