segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

AÇÃO COLONIZADORA ESPANHOLA NA AMÉRICA

COLONIZAÇÃO ESPANHOLA
No século XI pequenos reinos cristãos de origem visigótica formados no norte da península ibérica iniciaram processo de reconquista, apoiados por europeus, principalmente franceses. Na Batalha de Las Navas de Tolosa, em 1212, cristãos comandados pelo rei Pedro II de Aragão, derrotaram os muçulmanos. Formaram-se vários estados cristãos independentes: Aragão, Castela, Navarra e Leão. Portugal constituiu-se desde 1139. A Espanha surgiu em 1469 com o herdeiro do trono de Aragão – Fernando casando-se com Isabel, irmã do rei de Castela e Leão. A consolidação veio em 1492 com a expulsão dos mouros de Granada, em 6 de janeiro.
Mero acaso levou os espanhóis ao domínio dos mares. Cristóvão Colombo, por 14 anos tentou convencer os portugueses a patrocinar suas idéias, mas o rei português já tinha optado por alcançar as Índias contornando a costa Ocidental da África e não lhe interessava a opção formulada por Colombo.
Colombo, recusado pelos portugueses é aceito por Isabel e acreditando chegar às Índias pelo Ocidente, alcança em 1492 Cuba e em outras 3 viagens as Antilhas e a América Central. Por isso chamou os habitantes de índios, nome que se conservou até hoje. Colombo caiu no esquecimento devido a intrigas políticas. Américo Vespúcio é que descobrirá em 1504 que Colombo chegara a novo continente que acabará levando o seu nome.
Em 1513 Vasco Nunes Balboa cruza a América Central e vê o Pacífico. Em 1519/22 Fernão de Magalhães, português, que morre em 27.4.1521 durante o percurso, nas Filipinas, abatido pelos indígenas rebeldes de Mactan e Sebastião del Cano dão a primeira volta ao mundo provando a esfericidade da terra, saindo e chegando a Cádiz.
No relato do italiano Antonio Pigafetta, nobre toscano que acompanhou a viagem, os pingüins são chamados de gansos. “São pretos e parecem ter o corpo coberto de minúsculas plumas, sem ter nas asas as plumas necessárias para voar”. Pigafetta diz que havia tantos desses animais e eram tão mansos que serviram para uma abundante provisão destinada aos marinheiros dos cinco navios. Porém com uma ponta de arrependimento, pois “são tão graciosos que sentíamos pesar e não podíamos olhá-los quando tivemos que arrancar suas plumas “(F.S.P. 10.11.97, p. 7-4).
Enquanto os portugueses permaneceram no litoral, os espanhóis penetraram no território e descobriram riquezas e civilizações. A descoberta de metais possibilitou a hegemonia na Europa.
Os espanhóis começaram a colonizar Hispaniola(Haiti) em 1493. Seu objetivo era achar ouro e formar bases para o comércio com a China que julgavam próxima. A descoberta da costa continental revelou outras oportunidades como o tráfico de escravos e aquisição de pérolas e adornos de ouro pelo comércio ou por saques e pilhagens.
O povoamento começou no continente em 1509/10, nas praias do Golfo de Urabá e na costa do istmo, O Panamá, primeiro povoamento no Pacífico, data de 1519.
PUC SP 1992 – “ O que ocorreu 500 anos atrás não foi um descobrimento, mas um ato europeu de violência”. Revista Veja, 11/09/91 . A afirmação acima, expressa a visão de um filósofo alemão sobre o processo de descoberta e conquista da América. A partir da interpretação do texto e de seus conhecimentos sobre este processo histórico: a) Comente a visão da conquista expressa no texto; b) Indique e caracterize um dos grupos indígenas que habitavam o continente no momento do descobrimento.
Os espanhóis ao chegarem na América, encontraram um continente densamente povoado , mas ignoraram completamente as culturas locais dizimando a população indígena e destruindo as estruturas agrárias anteriores à conquista
Os europeus vinham em busca de riquezas , e os que aqui estavam, ignorando por completo a civilização européia , não sabiam se tratavam de homens ou deuses , o que facilitou em muito a conquista e a dominação, pois a superioridade numérica dos indígenas era imensa, mas isto de nada adiantou .Os espanhóis logo perceberam a ingenuidade dos indígenas e manipulando-a descaracterizaram a cultura indígena e sua economia , permitindo a conquista graças à sua superioridade militar .
" O ouro e a prata e outras coisas de valor não eram tributos , mas presentes ( ...) O ouro , a prata e as pedras preciosas que os reis incas tiveram em tanta quantidade , como é notório, não era tributo obrigatório que fossem os indígenas obrigados a lhes entregar (...) tudo isso não avaliavam como fazenda , nem tesouro , porque, como se sabe , não vendiam nem compravam coisa alguma por prata , nem por ouro , nem por ele pagava a gente de guerra , nem o gastavam em socorro de alguma necessidade que lhes oferecesse e, por isso , o tinham como supérfluo , porque não era de comer e somente o estimavam pela sua formosura e resplendor , para ornamento e serviço das casas reais , templo do sol e casa das virgens " ( Garcilaso de La Veja , Comentarios Reales ) .
Do ponto de vista dos espanhóis o que havia nas Américas eram matas, feras e gente brava, devendo pois ser desbravados. A relação dos colonizadores com o mundo natural era agressiva, brutal, sádica, não contemplativa. O louvor á sua majestade da selva tropical é um mito literário do Romantismo. Os espanhóis achavam mais rápido liquidar os índios americanos do que convertê-los .
Exemplo dos procedimentos foi a ocupação das ilhas canárias. Os invasores primeiro exterminaram até o último de seus habitantes. Os canarinos, povo original em todos os aspectos, desapareceram e de sua existência não restaram os mais remotos indícios. A vegetação local que era descrita como paradisíaca, foi ignorada pela decisão de plantar cana. Toda a vegetação foi queimada em um único e gigantesco incêndio. Diante do deserto calcinado , os espanhóis passaram a importar escravos para plantar os canaviais.
Em Hispaniola onde chegou Colombo, os 5 milhões de nativos desapareceram em um século . No mesmo período os 25 milhões de habitantes do planalto mexicano foram reduzidos a 2 milhões.
Outros exemplos semelhantes podem ser citados. 68% dos Maias pereceram nas mãos dos espanhóis. No Peru a população diminuiu de 10 milhões em 1530 para 2,5 milhões em 1560.Bartolomeu de Las Casas, um padre espanhol que viajou com Colombo , escreveu mais tarde : “De 1494 A 1508 mais de 3 milhões de pessoas morreram por causa da guerra , escravidão e minas . Quem , no futuro ,vai acreditar nisso? Os historiadores demográficos pioneiros Woodrow Borah e Sherbourne Cook afirmaram que seis sétimos da população total havia sido extinta entre 1519 e 1605, de modo que por volta de 1620-25, a população indígena era de 3% do que havia sido em 1519 . ( Maxwlll, Kenneth . Morte e Sobrevivência . F S P , Mais 11.08.2002 , p. 7) .
Jared Diamond em livro (Guns, Germs and Steel; W.W. Norton, 1997), “ilustra a enorme vantagem competitiva desfrutada pelas sociedades que dispunham de cavalos e armas de fogo, relatando como o conquistador espanhol Francisco Pizarro usou 62 cavaleiros e 106 soldados de infantaria para derrotar milhares de guerreiros incas, no dia 16 de novembro de 1532. Em questão de horas, o pequeno bando liderado por Pizarro capturou o imperador Inca Atyahualpa, líder do estado mais adiantado das Américas, semeando o pânico entre os 80.000 guardas do imperador.
As doenças desempenharam um papel ainda mais importante do que cavalos e armas de fogo na subjugação das Américas e do resto do mundo pelos europeus. Diamond estima que doenças trazidas pelos europeus tenham exterminado 95% da população pré-colombiana das Américas. As epidemias se espalhavam de uma tribo para outra, muitas vezes bem antes da chegada dos próprios europeus. “Dentre as doenças que maior mortandade causaram nos ameríndios estão as ‘bexigas’, isto é, a varíola, a varicela e a rubéola (vindas da Europa) , a febre amarela ( da África) e os tipos mais letais de malária ( da Europa Mediterrânea e da África) . O cólera, o sarampo, a difteria, o tracoma, o tifo, a peste bubônica, a escarlatina, a desinteria amebiana , gripes, entre outros males, também foram aqui introduzidos pelos europeus”(F.S.Paulo, 12.10.1991,p. 7 Especial).
"Deus castigou esta terra com dez pragas muito cruéis, por causa da dureza e obstinação de seus moradores [...] A primeira dessas pragas foi que, num dos navios , veio um negro atacado de varíola , uma doença que nunca tinha sido vista nesta terra " . Motolínia . Memórias das coisas da Nova Espanha.
O dominicano Bartolomeu de Las Casas , testemunha ocular da conquista do Peru , afirma que os companheiros de Pizarro , praticavam uma guerra bacteriológica deliberada contra algumas populações incaicas.
Pierre Chanu chamou esta mortalidade de "unificação microbiana do mundo " .
Por que a coisa não se deu em sentido contrário? Ou seja, por que as doenças epidêmicas indígenas não exterminaram os europeus? As doenças epidêmicas tiveram suas origens nos animais domesticados. O sarampo, a varíola e a tuberculose passaram do gado para os humanos. A gripe veio dos porcos e patos, enquanto a tosse comprida veio de porcos e cães. Os índios não tinham doenças epidêmicas, nem imunidade a elas porque não tinham os animais domesticados que deram origem a essas doenças”(Gates, Bill , in F.S.P. , Caderno Informática,19.11.97, p. 5-2).
Na Eurásia , de 72 grandes mamíferos que poderiam ser domesticados , 13 o foram . Na América Central domesticou-se só um, o cachorro , na África Subsaariana , nenhum.
A única doença que foi exportada para a Europa foi a sífilis venérea. “Nos portos europeus onde desembarcavam os conquistadores, a sífilis, sexualmente transmitida, se propagava, gerando um pânico semelhante ao que a AIDS suscita hoje entre nós.”(F.S.Paulo, 12.10.1991, p. 7 especial).
FUVEST 90 – “A terra queimará e haverá grandes círculos brancos no céu. A amargura surgirá e a abundância desaparecerá... Será o tempo da dor, lágrimas e da miséria. È o que está por vir.”(Profecia maia). Quais as formas de dominação impostas pelos conquistadores espanhóis aos povos indígenas da América que mostraram o cumprimento da profecia?
Os conflitos com os padres da Igreja eram freqüentes devido aos maus tratos praticados pelos espanhóis , sendo que os missionários condenavam o uso da força e propunham a conversão dos povos indígenas , também neste caso, sem qualquer respeito pelos valores da cultura original.
(...) desde o começo até hoje a hora presente , os espanhóis nunca tiveram o mínimo cuidado em fazer com que a essas gentes fosse pregada a fé de Jesus Cristo, como se os índios fossem cães ou outros animais; e o pior ainda é que o proibiram expressamente aos religiosos, causando-lhes inúmeras aflições e perseguições, a fim de que não pregassem , porque acreditavam que isso os impediria de adquirir o ouro e as riquezas que a avareza lhes prometia” (Frei Bartolomeu de Las Casas . Brevíssima relação da destruição das Índias, 1552) .
“Com que direito haveis desencadeado uma guerra atroz contra essas gentes, que viviam pacificamente em sua própria terra? Por que os deixais em semelhante estado de extenuação? Por que os matais e exigis que tragam diariamente seu ouro? Não é vossa obrigação amá-los como a vós próprios? “ . pregação de Frei Antonio de Montesinos , em 1512 no Caribe .
UFGO – Leia o seguinte texto : Tem alma os índios e os negros ? Onde foram parar os terríveis monstros marinhos e a zona tórrida do Equador, capaz de tudo queimar? Cadê o caos ? Por que povos tão bárbaros e infiéis conseguiram acumular tantas riquezas ? Como pessoas tão simples e ingênuas conseguem aparentar tanta felicidade ? Como essa gente pode viver sem o verdadeiro Deus ? Quem explica esta indiferença, esse desprezo pelo ouro, enquanto nós matamos e morremos por ele ? Afinal – quem tem razão – esses povos ou nós ? Que sei eu ? Essas foram perguntas que europeus do século XVI se fizeram ...( Amado J e Garcia L.F. Navegar é preciso . São Paulo . Atual , 1987, p. 62)
Os nativos foram dominados pela sua inocência e manifestavam sua perplexidade diante da crueldade espanhola
UFRJ – “!O cacique Harthuey da atual ilha de Cuba ... foi preso com toda a sua gente e queimado vivo . E como estava atado a um tronco , um religioso de S. Francisco ( homem santo) lhe disse algumas coisas de Deus e de nossa Fé , que lhe pudessem ser úteis , no pequeno espaço de tempo que os carrascos lhe davam . Se ele quisesse crer no que lhes dizia, iria para o céu onde está a glória e o repouso eterno e se não acreditasse iria para o inferno, a fim de ser perpetuamente atormentado. Esse cacique , após ter pensado algum tempo , perguntou ao religioso se os espanhóis iriam para o céu , e o religioso disse que sim , desde que fossem bons. O cacique disse incontinenti, sem nada pensar que não queria absolutamente ir para o céu , queria ir para o inferno, a fim de não se encontrar no lugar em que tal gente se encontrasse (...)” . (Las Casas , Frei Bartolomeu de . Brevíssima relação da destruição das Índias . L & PM , Porto Alegre , 1984, p. 41).
Todavia , os espanhóis partiam do pressuposto de que tudo o que estavam fazendo era correto
“Homens embebidos de valores aristocráticos e hierárquicos que compartilhavam a mística superioridade do sangue espanhol . portadores da única e verdadeira fé, e por isso mesmo intolerantes com qualquer outra manifestação religiosa que não fosse a católica; certos da legitimidade da guerra santa contra o infiel, cuja vitória lhes dava o direito de se apropriarem de suas terras e de suas riquezas, com a expectativa de fazer da América o meio mais rápido e eficaz para a sua ascensão social, obtenção do prestígio e enriquecimento rápido.”
“Como duvidaremos que povos tão incultos, tão bárbaros , tão facínoras, contaminados de todos os crimes e ímpias religiões foram justamente conquistados pelo ótimo, piedoso e justíssimo rei como foi Fernando , o Católico, e é agora o César Carlos, e por uma nação humaníssima e excelente em todo o gênero de virtudes ? (...) 1547 . In SUESS, Paulo (org) . A conquista espiritual da América Latina, Petrópolis , Vozes , 1992, p. 534) .
UF UBERLÂNDIA 1998 – “(...) Assim, não pense ninguém que foram tirados o poder, os bens e a liberdade ( dos indígenas) : e sim que Deus lhes concedeu a graça de pertencerem aos espanhóis , que os tornaram cristãos e que os tratam e consideram exatamente como digo (...) Ensinaram-lhes o uso do ferro e da candeia (...) Deram-lhes moedas para que saibam o que compram e o que vendem , o que devem e possuem . Ensinaram-lhes latim e ciências , que valem mais que toda a prata e todo o ouro que eles tomaram . Porque, com conhecimentos , são verdadeiramente homens , e da prata , nem todos tiravam muito proveito (...) “ GOMARA , Francisco Lopez de. Historia General .
Las Casas propôs ao imperador Carlos V a importação de negros , mas depois retratou-se condenando também a escravidão africana .
A batata e o milho, cultivadas pelos incas e astecas foram levados para a Europa e a batata passou a se constituir na base da alimentação da classe operária européia , permitindo o processo de urbanização dos séculos XVIII e XIX . Outra substância local levada para a Europa foi o tabaco . Um de seus maiores divulgadores foi Jean Nicot, embaixador da França em Portugal que o introduziu na corte de Catarina de Médicis , daí o termo nicotina .
Já em 1604 , o rei Jaime I , escreveu um opúsculo intitulado "Reação contra o Tabaco" , atacando a novidade americana , afirmando : " O hábito de fumar é desagradável á visão , repulsivo ao olfato , perigoso ao cérebro , nocivo ao pulmão , propagando suas emanações ao redor do fumante , tão fétidas quanto as que provém do inferno" .
Por sua vez o gado do Velho Mundo , trazido pelos espanhóis também competiu com a população indígena por alimento e espaço , danificando as plantações de milho e feijão .
CULTURAS PRÉ-COLOMBIANAS
ESTÁGIOS:
Os indígenas que viviam nas Américas, podem ser genericamente enquadrados em três estágios de nível de desenvolvimento de suas culturas:
1. cultura primitiva:
Botocudos, gês, timbiras e xavantes no Brasil; charruas no Uruguai e Esquimós na América do Norte. Viviam da caça, pesca e coleta.
2. estágio intermediário:
Pueblos na América do Norte; chibchas, caribes e aruaques na América Central e do Sul; tupis-guaranis no Brasil. Praticavam a agricultura e eram sedentários.
3. estágio avançado:
Incas nos Andes ; Astecas planalto mexicano. e Maias na Guatemala e México. Apesar da colonização ter destruído todas estas culturas é importante assinalar que estes povos não eram santos. Estes povos mais avançados subjugaram militarmente os diversos povos vizinhos , tributaram-nos pesadamente e submeteram muitos a cerimônias que terminavam com a morte das vítimas . É importante salientar que o ritual de sacrifício fazia parte da religião destes povos , sendo visto com naturalidade do ponto de vista cultural , constituindo para muitos nativos até uma honra ser sacrificado ao deus . A morte nestes rituais , exceto para os inimigos, não pode ser comparada aos assassinatos modernos.
INCAS 1438 a 1532
A lenda afirma que os incas tiveram sua origem na ilha do Sal, no lago Titicaca , nos Andes a 3812 m de altitude . Os primeiros oito incas, por volta de 1200 não foram imperadores, mas senhores de Cuzco , a capital de um pequeno Estado agrícola nos Andes. Cuzco em quíchua, a língua inca significa umbigo do mundo, local onde se iniciou a criação.
Auge do império
Em 1438 o nono inca Pachacuti (1438-1471) “o reformador” ampliou o domínio incaico, seguido por seu filho Tupa Inca , estendendo seu domínio, leis , idioma e religião sobre cerca de aproximadamente 100 povos.
O império se estendeu na faixa litorânea do Equador até o Chile Central e no interior incluindo a Bolívia e a Argentina setentrional.
Organizou um sistema totalitário controlado pelo inca de Cuzco. A religião era uma forma de culto do Sul, professado em grandes e riquíssimos templos, misturada com os cultos indígenas pré-existentes. Os chefes das comunidades conquistadas eram levados a Cuzco , sendo pisoteados pelo inca até a morte .
O governo local era feito através de rapazes e moças enviados a Cuzco onde eram educados .A área agrícola foi tomada pelo Estado que exigia o cultivo de grandes quantidades de arroz e produtos têxteis para serem queimados em oferendas aos deuses. O que não era sacrificado , devia ser entregue ao governo que acumulava os produtos em depósitos para os tempos de guerra e carência. Admitiam sacerdotisas do tipo das vestais de Roma .
O trabalho era feito em regime de servidão coletiva e já existia a mita , como trabalho compulsório em obras públicas .
A organização social baseada em clãs , que eram divididos em grupos decimais para a divisão dos trabalhos agrícolas . Além do arroz , plantavam milho, algodão, batata , mandioca e tabaco . Trabalhavam metais nobres – ouro e prata, desenvolveram conhecimentos de cerâmica de ornamentação e de tecelagem . Domesticaram animais como a vicunha e o guanaco.
As informações de cada região eram anotadas em quipus, feitos de fios com nós . Os incas mantinham uma estrada imperial com 5800 km , na qual milhares de casques, correios , transmitiam as notícias, verbalmente ou por meio dos quipus.
Tupa Inca morreu em 1493 e foi sucedido por Huayna Capac(1493-1525) , “o rei jovem”, um de seus 62 filhos. Em 1515, com um exército de 200.000 homens invadiu o Equador , onde fundou Quito e não conseguindo penetrar na Colômbia, estabeleceu a fronteira setentrional do Império e fixou-se no palácio de Tomabamba , nova sede imperial, a 2000 km de Cuzco.
Por volta de 1525 adoeceu e morreu provavelmente de varíola . Seguiu-se uma guerra civil pelo poder entre o filho legítimo Huascar e o filho natural Atahualpa que custou 15000 vidas, vencida por Atahualpa que deixou o Equador e se estabeleceu em Cajamarca, 1.000 km a noroeste de Cuzco. Esta guerra enfraqueceu os Incas e facilitou o domínio dos espanhóis que estavam chegando.
Em 15 nov. 1532 Francisco Pizarro e Diogo Almagro , com 62 soldados de cavalaria, 105 de infantaria e 1 sacerdote chegou ao vale de Cajamarca.
Armou uma emboscada para o imperador ( que tinha um exército de 80.000 homens ) e convidou-o para jantar e este aceitou indo a seu encontro com 5 a 6 mil súditos . Os incas foram vencidos sem que nenhuma espanhol sofresse qualquer ferimento grave.
Atahualpa continuou governando como prisioneiro em Cajamarca por mais 8 meses . Os imensos tesouros de ouro e prata foram saqueados pelos espanhóis. Depois Atahualpa , o 13o Inca foi garroteado e os espanhóis marcharam para Cuzco, dominando-a com pouca resistência.
Em 1536 Maco inca , filho de Huayna Capac rebelou-se contra os espanhóis, mas não conseguindo dominar Cuzco , fundou uma nova capital, Vilcabamba, na Amazônia, local quase inacessível que resistiu por 30 anos.
Em 1545 foram descobertas as minas de prata de Potosi, consideradas as maiores do mundo.
Em 1572 os espanhóis conseguiram capturar o último soberano inca Tupac Amaru , decapitando-o , pondo fim ao império .
ASTECAS
O Império Asteca foi a mais grandiosa das civilizações da Meso-América, constituindo um Império que abrangeu o Oeste Mexicano até o sul da Guatemala, com uma população de até 12 milhões de habitantes .
O Império Asteca , foi conquistado por Fernão Cortez . Ele partiu para o México com 600 homens16 cavalos, 10 canhões e 13 arcabuzes em busca de ouro. Queimou os navios e incentivou os ódios locais contra os astecas por matarem prisioneiros em sacrifícios humanos. Cortez submeteu os astecas. Derrotado em 1519, retornou em 1521 e venceu arrasando a cidade de Tenochtitlan (hoje Cidade do México) Seguiram-se roubos e saques, ocorrendo em 1520 uma revolta dos astecas que foram dominados e o imperador Montezuma assassinado. O império asteca , que tinha 20 milhões de súditos , foi totalmente dizimado em três décadas de convívio com os invasores espanhóis .
“Quando entramos naquela parte da cidade, não havia outra coisa para colocar os pés que não fosse o corpo de um morto” Fernão Cortez, 1522 .
“Quando foi destruída pelos espanhóis , (com 1.000.000 de habitantes, incluindo os subúrbios ) , TENOCHTITLAN ocupava uma superfície de uns mil hectares . .. Os espanhóis ficaram perplexos quando a contemplaram . Templos , palácios, trincheiras, ruas bem traçadas, canais ( a cidade estava construída sobre um lago) , mercados, praças, monumentos artísticos deixaram boquiabertos homens que haviam conhecido Roma e Constantinopla. O cronista Bernal Diaz, relatou assim a sua surpresa ‘Nunca vi nada igual, nem em sonho’” (Leon Polmer . História da América Hispano Indígena . São Paulo . Global, 1983 , p. 15 )
Em Tenochtitlan a Pirâmide do Sol tinha 64 m tendo sido construída em 25 ªC e a Pirâmide da Lua com 45 m , construída em 1300 d. C. Enquanto as pirâmides egípcias são tumbas, as astecas são apenas escadas para se chegar ao templo construído no topo . Elas não apresentam câmaras ou escadarias internas , sendo sólidas e cresceram com o tempo , pois era costume dos governantes astecas mandar construir uma pirâmide em cima de outras .
Os astecas eram famosos pela crueldade com que tratavam suas vítimas nos rituais religiosos que terminavam com a morte da oferta , mesmo que fosse humana .
Após escalarem os degraus altos e íngremes da pirâmide as vítimas viam-se agarradas, arremessadas sobre a pedra filosofal .
“quatro sacerdotes pressionando para baixo cada membro a fim de permitir que o tórax permanecesse tensamente arqueado, enquanto um quinto enterrava a larga lâmina de pederneira em seu peito e arrancava o coração ainda palpitante” elevado como oferenda ao Sol. Homens, mulheres e crianças aprisionados nas guerras com os vizinhos eram submetidos a este ritual na capital asteca. (Clendinnen, Inga . Aztecs – An Interpretation . Cambridge Universit Press .
Este tipo de crueldade com os inimigos também ocorreu em algumas tribos indígenas na América do Norte . Os índios da Confederação Iroquesa torturavam os prisioneiros para ver até onde agüentavam o tratamento. No Canadá , os chipewyans matavam os velhos para não ter de carregá-los em suas migrações.”(Revista Veja; 16.10.1991;p.80).
A religião asteca previa uma destruição inevitável. Os deuses estavam voltando , fechando-se um ciclo com a destruição inevitável de um tempo e o início de outro. Isso teria levado o último imperador Montezuma a um imobilismo fatalista , deixando entrar os espanhóis na capital e tornando-se um prisioneiro quase voluntariamente.
A vitória militar de Cortês foi favorecida pelo conhecimento prévio das atitudes e comportamentos militares dos astecas que repetiam sempre o mesmo ritual, mostrando suas armas, o número de seus homens, seu posicionamento no campo de batalha , tentando persuadir o inimigo a se render sem lutar. Para os Astecas, o derramamento de sangue era a última opção em uma conquista.
Bibliografia : Peregalli, Enrique. A América que os Europeus encontraram. Atual Editora.
"Nos caminhos jazem lanças quebradas , Os cabelos estão espalhados. Destelhadas estão as casas . Ensanguentados têm seus muros ..." ( Canto Asteca . In Mocellin, R. História dos povos americanos . Editora do Brasil , 1990, p. 34) .
MAIAS
Os maias , foram a mais avançada cultura pré-colombiana. Ocuparam parte da América Central (Honduras e Guatemala ) e toda a península de Yucatan , hoje abrangendo o México e Belize . Quando os espanhóis chegaram sua civilização já tinha se desestruturado .
Diferentemente dos impérios astexa e inca , os maias tinham uma civilização baseada em cidades Estado autônomas que viviam isoladas em permanente estado de guerra uma com as outras . No seu apogeu entre 250 e 900 d.C , havia mais de 40 cidades , cada qual com uma população que podia ultrapassar os 50.000 habitantes .
A principal cidade Teotihuacán , no século VI chegou a ter 250.000 habitantes, destacando-se ainda Xichicalco, Tulun , Uxmal, Chichen Itzá , Palenque .
A civilização maia é conhecida por seus palácios e pirâmides . A pirâmide do Sol em Teotihuacán tem 225 m de lado na sua base e 65 m de altura, enquanto a pirâmide de Quéops tem 230 m de lado e 147 de altura . Porém , diferentemente das egípcias eram templos com escadarias e não tumbas.
Em sua religião sacrifícios humanos e autoflagelações eram comuns . Até mesmo o rei fazia pequenas incisões no pênis, para oferecer seu sangue aos deuses . O destino dos prisioneiros de guerra era invariavelmente o altar de sacrifícios.
Os maias conheciam bem a matemática . Elaboraram um sistema de numeração vigesimal e tinham o conceito de zero. Sua astronomia permitiu medir o tempo com razoável exatidão . Demonstrando esse conhecimento , construíram uma pirâmide na cidade de Chichén Itzá com 364 degraus e uma plataforma em um ângulo tal que no Solstício, o dia mais longo de cada ano, o Sol se punha exatamente de frente para a porta do salão onde o sacerdote maior celebrava seus rituais .
Foram a única civilização nativa da América a utilizar a escrita antes da chegada dos europeus . Os caracteres eram baseados em um sistema hieroglífico altamente complexo. Desconheciam o arado e a roda . A agricultura era a base da economia , principalmente o milho do qual se fabricavam tortillas e o feijão. O comércio era feito nas grandes cidades , não existindo moeda.
Os maias praticavam um jogo de bola, parecido com o basquete moderno. Com uma bola de borracha maciça , marcava-se ponto quando a bola passasse por uma argola vertical , situada a uns 3 metros de altura . O inusitado é que ao final do jogo , os perdedores eram sacrificados. O maior campo deste jogo encontra-se em Chichen Itzá. Portanto também não eram um povo pacífico , pois também nos rituais religiosos havia sacrifícios humanos .
Habitavam cidades Estado , organizadas de forma independente como na Grécia clássica, unidas apenas pela religião e língua, mas com enormes rivalidades.
Em setembro de 2000 arqueólogos encontraram em meio à floresta de Petén , na Guatemala um dos maiores e mais belos palácios maias . Com 170 cômodos e três andares , a gigantesca construção , que ocupa uma área de seis campos de futebol , foi durante o século VIII , a moradia dos reis da cidade de Cancuén . Porém, ao contrário de outras cidades maias , Cancuén não tem templos , nem indícios de guerras . os hieroglifos no local mostram que a cidade viveu por mais de 800 anos do comércio de jóias e alimentos com as regiões vizinhas , mostrando que havia outra atividade além da guerra e da religião . ( Veja, 20.09.2000 , p. 114) .
Em março de 2002 Willian Saturno , da Universidade de New Hampshire descobriu um mural maia de 1.900 anos de idade no norte das florestas equatoriais da Guatemala . ( F S P 15.03.2002 , p. A-14) .
Tiveram seu auge por volta de 250 d . C . Os estudos arqueológicos demonstram que as práticas agrícolas da época provocaram enormes taxas de erosão do solo, que combinados com outros desastres naturais geraram escassez de alimentos e puseram fim às cerimônias de fartura onde se queimavam alimentos . A religião com isso perdeu seu poder de apaziguamento e os maias passaram a guerrear entre si .
Houve uma erupção vulcânica , uma grande enchente ou uma insurreição ou guerra civil contra as classes dominantes de nobres e sacerdotes que levou ao fim a civilização .
A partir do século IX d. C . começaram a internar-se nas matas e regrediram quase à Idade da Pedra . Este é um grande mistério . Como é possível que povos dotados de uma cultura tão desenvolvida, puderam regredir a um estágio primitivo, quase selvagem .
Por volta de 1.000 d. C os toltecas, provenientes de regiões mais ao norte do México, misturaram-se com os maias , criando uma nova cultura conhecida como “Novo império” , que atingiu seu apogeu entre 1200 e 1440.
Em, 1441 , uma outra tribo os Itzaes, invadiram a região e iniciaram uma época de tirania e uma cultura guerreira que levou à desintegração social, e a luta das cidades entre si, tarefa que foi completada pelos espanhóis que liquidaram o que restou da civilização maia, destruindo seus códigos, templos e matando quase todos os sacerdotes .
Centenas de livros escritos pelos índios foram queimados pelo bispo Diego de Landa com o objetivo de destruir a identidade do povo e facilitar sua subjugação . Com isso a principal fonte de informação destas civilizações foi perdida .
O historiador americano Arthur Schlesinger Jr, montou modelos teóricos sobre o que seria da América se não tivesse sido descoberta e chegou à conclusão de que no século 20, os astecas e incas poderiam ter aprendido a ler e escrever e abandonado práticas como tortura e escravidão. “Mas eles teriam provavelmente preservado suas culturas coletivistas e sua convicção de que o indivíduo não tinha nenhuma legitimação fora do Estado teocrático . O resultado teria sido um fundamentalismo repressivo, comparável talvez ao do aiatolá Khomeini no Irã”(Folha de S. Paulo; 11.10.92, p. 6-5).
MOCHES 50-700 d.C.
Escavações no norte do Peru resultaram na descoberta de sítios arqueológicos próximos da cidade de Trujillo , revelam a existência de uma quarta civilização , os moches , tão evoluída como as demais . Durante 850 anos eles formaram uma comunidade teocrática , cujo poder estava baseado na hierarquia religiosa . O apogeu ocorreu entre os anos 300 e 600 , dez séculos antes da civilização inca .
Era um povo de pescadores , artesãos e fazendeiros , com grande conhecimento de técnicas agrícolas e do uso da irrigação com aquedutos , conhecimentos que foram deixados aos povos da região de modo equivalente ao dos gregos no Mediterrâneo.
No topo da hierarquia social estavam os sacerdotes , alguns chefes tendo chegado a serem considerados divindades como no Egito . Os sacerdotes celebravam cerimônias onde amputavam a cabeça da vítima oferecida aos deuses . Depois o sangue era bebido . A vítima era escolhida numa disputa arranjada entre dois guerreiros onde o perdedor era sacrificado e o vencedor ganhava o direito de usar um espetacular manto feito de pelo de animal, adornado com penas , placas de ouro e pedras preciosas , que foi encontrado pelos arqueólogos nas ruínas de Huaca de la Luna . ( Veja, 12.09.2001 , p. 82-83) .
Construíram pirâmides de adobe, foram pioneiros no uso de moldes para vasos de barro e na produção de representações realistas de figuras humanas . Tinham uma ourivesaria desenvolvida.
O declínio desta cultura também é um mistério . O mais provável é que uma sucessão de El Niños tenha alterado fortemente o clima da região com alternância de secas prolongadas e chuvas torrenciais o que levou á ruína da agricultura e desestabilização do poder dos lordes ou senhores mochicas .
A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL ESPANHOLA
O México e o Peru tornaram-se o foco da colonização espanhola no novo mundo. Uma administração vice-real foi formalizada no México em 1535. No Peru conflitos entre os conquistadores retardaram o mesmo para 1550.
O império espanhol na América era um estado moderno burocrático e expurgado das influências feudais. O poder prático da coroa era maior que em regimes de colonizadores de outros países.
Pode-se dizer que a burocracia foi inventada pelos espanhóis . Por volta de 1750 as colônias do Novo Mundo eram reguladas por mais de 420 mil normas . O Peru chegou a ter antes da independência , uma Constituição com mais de 7.200 artigos . O México colonial teve 24.312 leis . Os ingleses produziram menos de meia centena de leis . Leis que todos conheciam para respeitar ou protestar .
Na América do Norte a Espanha adotou política mais dinâmica. À medida que mineradores, soldados e padres se deslocavam para o interior das terras semidesertas do sudoeste americano, governos militares eram organizados no Texas(1718), Sinaloa ((1734) , Nova Santander ( 1746) e Califórnia (1767). O controle espanhol estendeu-se a leste para o Mississipi e no norte até Monterrey e São Francisco. No Tratado de Paris de 1763 , a Espanha ficou com a Lousiana.
A exploração das minas de ouro e de prata
A mineração foi a atividade econômica mais importante da América Espanhola durante o período colonial. A exploração era feita em dois locais . Na Nova Espanha (México) e no Peru , nas minas de Potosi.
Em 1545 foram descobertas as minas de Potosi , consideradas as maiores do mundo. Perto de 1560 a prata era o principal produto de exportação para a Espanha, superando o comércio de cochinilha, peles, sebo e tabaco. Os espanhóis não tiveram acesso direto às regiões de origem dos escravos, mas podiam pagar em ouro e de 1580 a 1640 Portugal e Espanha estiveram unidos sob uma mesma coroa o que facilitou o acesso à mão de obra escrava.
Entre 1550 e 1650 saíram das minas de Potosi no Peru , até 60% da prata do mundo .Devido ao excesso de metal, por volta de 1640, o preço da prata despencou na China, onde tinha o dobro do valor de outros lugares, apressando o fim da dinastia Ming e o declínio do Império Espanhol .
A exploração das minas pelos espanhóis pode se organizar rapidamente graças à alta densidade populacional indígena das zonas de mineração , o que propiciava uma elevada oferta de mão de obra .
Revolução de preços – Inflação
A chegada , em grande quantidade , de prata e ouro da América Espanhola , produziram na Europa , durante o século XVI , um fenômeno econômico , novo e desconhecido, a inflação , conhecida como “revolução dos preços” , que provocou uma acentuada transferência de renda entre grupos sociais e, até mesmo , entre países.
A ocupação espanhola foi tardia em relação aos portugueses. A Espanha instalou uma administração sob seu controle direto com 4 Vice-Reinados:
1. Vice Reinado de Nova Espanha – foi o primeiro, fundado em 1535 . Capital México, abrangendo o oeste EUA, México e parte da América Central , Antilhas e Venezuela ;
2. Vice Reinado de Peru , capital Lima, criado em 1543, abrangendo América do Sul, exceto Venezuela e parte da América Central ;
3. Vice Reinado Nova Granada, capital Bogotá criado em 1717 e recriado em 1739 abrangendo a Colômbia, Equador e Panamá ;
1. 4.Vice Reinado do Rio da Prata – capital Buenos Aires, criado em 1776 , abrangendo a Bacia do Prata - Argentina, Uruguai e parte da Bolívia e Paraguai.,
Existiam ainda as capitanias mais importantes : Guatemala, Flórida, Cuba, Chile, cujo regime administrativo as mantinha ligadas aos vice-reinos. A principal autoridade era o vice-rei e a administração de cada vice-reinado só se ligava à metrópole.
Ao contrário do Brasil, logo no começo a América espanhola apresentou um considerável desenvolvimento urbano. Até as ruas eram planejadas por urbanistas da metrópole, que se inspirava nos modelos do renascimento. Existiam artesãos fornecendo produtos para o mercado interno (açougueiros, sapateiros, ferreiros, alfaiates, coureiros), fazendo até mesmo tecidos e roupas.
As atividades eram limitadas dada a restrição imposta pela Metrópole ao aparecimento de manufaturas.
GRUPOS SOCIAIS :
A sociedade formada pelos espanhóis se caracterizou pela rígida hierarquia , praticamente sem mobilidade social ascendente , com privilégios para os espanhóis e brancos nascidos na América e exclusão das demais camadas sociais. A divisão em classes , coincidiu com a diferenciação étnica.
"Na América do Sul , o que impressiona é a diferença essencial que existe entre a colonização espanhola e a portuguesa . Desde o início a Coroa de Castela encoraja a imigração de mulheres que, com suas criadas , contribuem para a expansão da
civilização espanhola na América . As leis de sucessão dão-lhes direito á herança , o que aumenta a sua autoridade quando são filhas únicas . Os casamentos inter-raciais são raros e a preocupação com a "limpeza de sangue" é fundamental , inclusive para o acesso aos cargos mais altos " ( Adaptado de Marc Ferro , História das Civilizações : das conquistas às independências - séculos XVIII a XX . SP , Cia das Letras , 1996 , p. 135.
CHAPETONES - brancos privilegiados. Espanhóis que monopolizavam as funções administrativas e militares, constituindo a classe dominante
CRIOLLOS – descendentes dos espanhóis , brancos nascidos na América , donos de propriedades e minas, constituíam a classe dominante colonial, mas não tinham acesso à administração pública, com exceção dos cabildos.
Conforme assinala o historiador Fernando Novais aí está uma diferença fundamental entre a colonização portuguesa e a espanhola. “Não há no Brasil palavra equivalente .Havia no Nordeste a palavra ‘reinol’ para designar os portugueses nascidos em Portugal. Logo , diferentemente dos hispano-americanos que se identificavam por aquilo que julgavam ser (‘nosotros somos criollos’ ), os luso-americanos identificavam-se negativamente por aquilo que sabiam não ser (‘nós não somos reinóis’ ) . Isso é importante para compreendermos porque na América Espanhola o processo foi muito mais revolucionário . Por aqui foi uma transição dinástica” ( F.S.P. 24.4.2000, p. 1-6).
MESTIÇOS – nascidos da união entre espanhóis e nativos , representavam o setor intermediário da mão de obra, trabalhando como capatazes, administradores e artesãos
ÍNDIOS – eram a maioria da população, utilizada como mão de obra em formas de servidão , através da mita e da encominenda, trabalhando nas minas e nas fazendas
ESCRAVOS – trazidos da África , localizaram-se mais nas Antilhas , litoral peruano, Golfo do México e Nova Granada.
ADMINISTRAÇÃO COLONIAL & CONTROLE
A exploração espanhola foi no tempo oposta à portuguesa. Os primeiros 150 anos dos espanhóis forma marcados por grandes êxitos econômicos , e os segundos 150 anos foram de declínio pela queda da produção mineira . Na América Portuguesa ocorreu o inverso , pois a produção mineira somente iniciou-se no século XVII contribuindo para acelerar a colonização do interior e dinamizando a economia.
A Espanha controlava as colônias através de dois organismos mais importantes em uma rígida administração:
CASA DE CONTRATAÇÃO – instalada em Sevilha. Organizava o comércio. Era corte de justiça e fiscalizava o recolhimento do quinto, que equivalia a 20% da produção. Fiscalizava a entrada e saída de riquezas, combatendo o contrabando.
CONSELHO DAS ÍNDIAS: funcionava como supremo tribunal de Justiça. Nomeava funcionários e regulamentava a administração, fazendo leis e comandando os funcionários.
A administração colonial espanhola era altamente centralizada , controlada pelos chapetones , não dando chances de participação aos criollos , mestiços e índios , sem autonomia e democratização portanto.
Na área colonial foram criados alguns órgãos
AUDIÊNCIAS – Criadas em 1511 , eram órgãos com ampla competência administrativa e judiciária . Como tribunais subordinavam-se diretamente ao Conselho das Índias . Podiam substituir os vice-reis em caso de morte destes . Zelavam pelo interesse da Coroa , funcionando nos centros mais importante .
CABILDOS – Eras as Câmaras Municipais . Seus membros eram selecionados entre os criollos mais ricos de cada localidade. Gozando de grande autonomia, tornaram-se praticamente nas principais autoridades em vigor na colônia . Com a centralização administrativa da Coroa seu poder depois foi diminuindo.
Para desestimular o contrabando foi instituído o regime de portos únicos, responsáveis por todas as transações comerciais legais . O navio que comerciasse com a colônia só poderia partir de um único porto na Espanha (Sevilha e depois Cádiz) e apenas de um dos 3 portos autorizados na América – Vera Cruz (México), Porto Belo ( Panamá) e Cartagena ( Colômbia). Os navios que vinham das minas peruanas chegavam por mar ao Panamá e daí por terra até Porto Belo . NO caminho de volta para a Espanha os galeões passavam por Cartagena. Os que saiam do porto de Vera Cruz no México, passavam por Havana em Cuba. Mesmo assim o contrabando era intenso, principalmente com navios ingleses.
O controle estatal não excluía os capitais particulares que eram beneficiados com os monopólios, pois a coroa não tinha condições de sozinha arcar com os custos da colonização.
ESCRAVIDÃO NEGRA E SERVIDÃO INDÍGENA FORMAS:
As formas disfarçadas de escravidão foram importantes no esquema de exploração colonial por que resolveram a questão do fornecimento de mão de obra tanto para a exploração das minas como para as grandes fazendas.
A mão de obra predominante foi a indígena submetida ao trabalho compulsório, através de estratagemas . Seu uso foi facilitado pela elevada densidade populacional nas áreas de mineração :
REPARTIMIENTO – funcionários reais recebiam uma quota de nativos, de 200 a 800 , sem qualquer obrigação.
ENCOMIENDAS – colonizadores espanhóis , proprietário das “haciendas” - os encomenderos - tinham direito de receber pagamento em trabalho dos índios, com obrigação de cristianizá-los; podemos afirmar que o sistema de encomiendas era uma escravidão disfarçada.
"O título da terra era obtido pelos espanhóis por concessão direta ("merced") de terras "desocupadas" ou por meio da aquisição do cacique ou da comunidade indígena .Quando a terra era ilegalmente usurpada , a coroa mais tarde regularizava as invasões através de um pagamento , pelo qual os espanhóis obtinham o título legal ( " composición") . Em 1620 , um terço do vale do México tinha passado á propriedade de espanhóis , representando mais da metade da terra agrícola utilizável na região " ( Maxwell , Kenneth , Morte e Sobrevivência , FSP Mais 11.08.2002 , p. 7-9) . A disponibilidade de terras resultou mais da ruptura e contração da população indígena .
MITA - era o trabalho índio na mineração quatro meses por ano. Os índios eram escolhidos por sorteio e forçados a trabalhar em condições precárias. Recebiam salário muito baixo, acabavam endividados e podiam ser deslocados para longe.
As aldeias de índios eram forçadas a entregar certa quantidade de seus membros aptos para realizar os trabalhos durante um prazo determinado .
A exploração do trabalho indígena difere da escravidão porque o índio não era uma mercadoria que podia ser comprada e vendida livremente e o índio não era forçado a trabalhar durante a vida inteira, mas apenas em alguns períodos. Neste aspecto a servidão indígena difere da servidão feudal que compreendia toda a vida, além dos índios trabalharem fora de suas aldeias e produzirem para o mercado externo.
O século XVI marcou o imperialismo espanhol na Europa. Em 1565 os espanhóis conquistaram as Filipinas , marcando a rivalidade luso-espanhola também no Oriente .
Em 1554 o casamento do rei espanhol com Maria Tudor (rainha da Inglaterra) levou à revolta inglesa. Elisabeth I em 1588 apoiou os Países Baixos e os piratas ingleses contra a Espanha e derrotou sua invencível armada , dando início ao predomínio marítimo inglês no Atlântico e no Mar do Norte.
O rei Filipe II com uma política absolutista e de intolerância religiosa levou os protestantes a se revoltarem nos Países Baixos. Em 1579 as províncias do Sul ( Bélgica) reconciliaram-se com a Espanha . A rebelião holandesa, ao contrário da americana, não se propôs a constituir um Estado independente desde o início. Foi no curso da guerra contra a centralização imposta pelos espanhóis, que os holandeses começaram a se ver como uma comunidade e em 1581 as províncias do Norte (Holanda), proclamaram sua independência como províncias unidas, lideradas por Guilherme Orange e apoiadas pela Inglaterra. A guerra de independência perdurará por vários anos, com ataques às colônias espanholas e portuguesas.
Em 1580 o trono português fica vago sem herdeiros. Filipe II filho de princesa portuguesa unificou os dois reinos.
Para os espanhóis, o século XVII será um período de declínio industrial, comercial, financeiro, de ineficácia governamental e de seguidas derrotas militares.
Nas décadas de 1620 e 1630 ofensiva no Caribe feita pela Companhia Holandesa das índias Ocidentais, interrompeu o fluxo de prata para a Espanha e permitiu a criação de povoamentos ingleses e franceses em ilhas desocupadas das pequenas Antilhas, que se tornaram em poucas décadas ricas plantações de açúcar, com métodos brasileiros e mão de obra escrava.
De 1650 em diante, ataques de bucaneiros com conivência de muitos dos governadores coloniais franceses e ingleses, danificaram pequenos portos espanhóis e ilhas espanholas foram perdidas.
No final do século XVII uma cadeia de colônias inglesas, francesas e holandesas, pequenas, mas prósperas, estendia-se pela costa americana, de Barbados a Quebec.
Em 1680 , Portugal, já sob a influência inglesa , interviu na região do Prata, fundando a Colônia de Sacramento, em uma expedição comandada por Manuel Lobo.
As principais colônias espanholas, apesar do contrabando estrangeiro generalizado e de eventuais interrupções na comunicação, nunca estiveram seriamente ameaçadas. Deviam sua segurança em parte ao fato de estarem em locais inacessíveis, em parte à própria capacidade de resistência e ao crescente temor da dominação francesa.
Ao contrário da exploração portuguesa onde não houve desenvolvimento cultural significativo, na América Espanhola , já no século XVI foram fundadas as universidades de S. Marcos de Lima e a do México.
A religião teve nas colônias espanholas um grande destaque “Em fins do século XVII havia na cidade do México (...) 29 conventos de freis e 22 de freiras . A população da cidade era de uns 20 mil espanhóis e criollos e uns 8 mil índios , mestiços e mulatos. Não se deve estranhar o número de religiosos (...)para a maioria dos freis e freiras, o claustro era uma carreira, uma profissão (...) o século era religioso como o nosso é científico e técnico” (Soror Juana Inês de la Cruz – As Armadilhas da Fé).
RAZÕES DA DECADÊNCIA ESPANHOLA:
 Ouro e prata foram em grande parte gastos no luxo da corte e nas guerras contra França e Inglaterra;
 A agricultura e as manufaturas foram desintegradas com a expulsão dos judeus, cristãos novos e mouros.
 A esquadra espanhola “A invencível armada” praticamente desapareceu depois de 1588 na luta naval contra a Inglaterra
Em 1700 morre o rei Carlos II da Espanha.
O rei morreu sem deixar herdeiros, encerrando a dinastia dos Habsburgos espanhóis. Legou sua coroa e império à França.
Devido à imensa concentração de poder e imenso império colonial que resultaria desta união, Inglaterra , Holanda e Áustria se aliaram em uma guerra de sucessão que durou uma década e terminou com a promessa de que o novo rei da Espanha, da dinastia dos Borbon, nunca colocaria sobre sua cabeça a coroa da França , compromisso firmado pela Paz de Utrecht de 1713.
A subida de Felipe V (Bourbon) ao trono da Espanha colocou a França em posição de superioridade, permitindo aos franceses introduzir manufaturas nas colônias hispano-americanas, e os franceses tiveram o direito de asiento concedido pela coroa espanhola , ficando em vantagem com relação aos ingleses .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.