a) Localização Geográfica:
MESOPOTÂMIA – do grego “Região entre Rios”, localiza-se na Ásia, na região do Oriente Médio, sendo cortada pelos rios Tigre e Eufrates.
Esta região foi ao longo da história ocupada e conquistada por vários povos diferentes, sempre acrescentando novos aspectos à cultura do povo anterior, veja:
- Sumérios – +/- 3500 a 2300 a .C;
- Acádios – 2300 a 2000 a .C;
- Babilônicos – 2000 a 800 a .C;
- Assírios – 800 a 612 a .C;
- Caldeus – 612 a 539 a .C, quando a região cai sob domínio Persa, onde Ciro, rei dos persas liberta os judeus do cativeiro da Babilônia.
Foi nesta região que por volta de 4.000 a .C. se organizaram as primeiras cidades que se tem noticia. Os grupos humanos que se fixaram no final da Pré-História desta região nos vales dos rios Tigre e Eufrates desenvolveram a agricultura e os primeiros núcleos urbanos.
As atividades na agricultura somente foram possíveis graças à fertilização do solo com aluviões (material orgânico que é depositado nas margens dos rios durantes as enchentes anuais) e pelo uso da irrigação das plantações.
Assim como ainda hoje os agricultores iraquianos o fazem hoje, as atividades agrícolas na antiga Mesopotâmia exigiam o esforço coletivo dos camponeses, que era organizado pelo Estado (governo). As cidades surgiram quando o uso da irrigação aumentou as colheitas e as sobras resultaram no crescimento da população. Mesmo assim, as fomes eram freqüentes por causa das secas e das guerras.
b) Atividades Econômicas:
A principal atividade econômica era a agricultura (cultivo de cevada, trigo e centeio). Na pecuária eram criadas ovelhas, cabras, cavalos e bovinos. O Junco, planta nativa das margens dos rios, era usado para fazer cestas, barcos e na construção de casas. A argila, usada na fabricação de cerâmica e de tijolos, era muito usado, até mesmo para o registro da primeira forma de escrita que foi criada pelo homem. As construções eram de tijolos, por isso pouco resistentes, resultando na quase inexistência de construções destes povos. O comércio era feito na base da troca principalmente entre camponeses e trabalhadores especializados (ceramistas, ferreiros, etc).
c) Organização da Sociedade:
Em todos os povos que habitaram a Mesopotâmia, sempre existiu uma minoria que tinha privilégios e uma maioria que sustentava pelo seu trabalho o Estado controlado pela minoria.
Nos diferente impérios que existiram nesta região, o rei (chefe do Estado) era chamado de Patesí, que comandava a política, a religião e o exército. O Patesí era considerado o representante dos deuses, por isso ele governava as terras da Mesopotâmia e concentrava enormes riquezas.
d) Religião Mesopotâmia:
A religião exerceu enorme influência na vida de todos os povos desta região e em todas as camadas sociais, sendo principal fonte de arte.
Os mesopotâmicos eram Politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses, como:
Shamash – deus do sol; Enlil – deus do vento e da chuva; Ea - deusa da sabedoria, etc...
Os mesopotâmicos não davam importância aos seus mortos e túmulos, pois não acreditavam na vida após a morte.
e) Contribuições Culturais:
¯ Escrita Cuneiforme: primeira forma de escrita criada pelo homem. Era feita em tabletes de argila com um palito com ponta em forma de cunha.
¯ Literatura: escritos mitológicos, como a Epopéia de Gilgamesh.
¯ Artes: basicamente em argila.
¯ Ciências: desenvolvimento da astronomia, com elaboração de calendário e da matemática, com três operações.
¯ Arquitetura: construção de edifícios do Estado e templos. Ex: Zigurates, Jardins da Babilônia e a Torre de Babel.
¯ Direito: Código de Hammurabi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.