quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PRÉ-HISTÓRIA: UM CONCEITO VÁLIDO?

PRÉ-HISTÓRIA: UM CONCEITO VÁLIDO?
 Aproximadamente há 5 milhões de anos, surgia o homem sobre o planeta Terra, tendo provavelmente como berço o continente africano. Tinha início o longo, sangrento e, por vezes, glorioso caminhar da História.
Os estudiosos tradicionais dividiam a evolução humana em dois períodos: a Pré-História, caracterizada pela ausência de escrita, e a História propriamente dita, quando se formaram as primeiras civilizações. Essa divisão é bastante simplista e conceitualmente errada, pois, sendo o homem um agente histórico por definição, seu aparecimento e suas primeiras atividades já caracterizam uma realidade que, efetivamente, pode ser denominada de “histórica”. Além disso, os antigos historiadores definiam a Pré-História pelo critério da carência: ausência de Estado, falta de sofisticação tecnológica, economia estritamente de subsistência e desconhecimento da escrita. Em suma, comunidades selvagens e, por conseguinte, desprovidas de História. Essa visão nos parece preconceituosa, pois parte do conceito de que o processo civilizatório só teve início quando nasceram as estruturas e os valores que a nossa cultura, neles baseada, define como tais.
Apesar da crítica que fizemos acima, somos obrigados, por razões didáticas, a aceitar essa arbitrária divisão. Também a Pré-História é dividida em períodos: o Paleolítico, o Mesolítico e a Idade dos Metais, desdobrada em período do Bronze e o do Ferro.
è     O PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA (De 4 milhões a 8000 a.C.)
DURAÇÃO DO PERÍODO - aproximadamente 2,5 milhões de anos
CARACTERÍSTICAS - economia de subsistência; uso de objetos feitos de pedra lascada, ossos e dentes de animais; desconhecimento de técnicas agrícolas e dependência, para alimentação, da caça e da coleta vegetal.
A VIDA NO PERÍODO PALEOLÍTICO - os seres humanos no período paleolítico se agrupavam em hordas (bandos), ainda sem organização social e destituídos de instituições políticas e administrativas; carentes de uma técnica mais apurada, eram constantemente vitimados por desastres naturais; além disso, a fome era uma realidade quase permanente, o que obrigava os seres humanos ao nomadismo
TRAÇOS CULTURAIS DEIXADOS - pinturas rupestres (desenhos feitos nas paredes de cavernas para ensinar técnicas de caça aos jovens e retratar aspectos da vida cotidiana)
CONQUISTAS TECNOLÓGICAS- Primeiros machado de pedra, surgimento da linguagem oral, dos rituais religiosos e das manifestações artísticas
MAIOR AVANÇO TECNOLÓGICO - o controle do fogo
è     O MESOLÍTICO
DEFINIÇÃO - período de transição entre a Era da Pedra Lascada e a da Pedra Polida
INÍCIO DO PERÍODO - por volta de 100 mil anos atrás
CARACTERÍSTICAS - economia de subsistência; uso de artefatos e ferramentas já mais trabalhados (microlitos à pontas de flecha e objetos perfurantes e cortantes relativamente polidos, mas ainda de pedra, de ossos e dentes de animais); surgimento de lanças e do arco; uso do fogo para aquecimento, proteção contra animais e preparação de alimentos
A VIDA NO PERÍODO MESOLÍTICO - início da divisão social do trabalho, cujo critério era estritamente sexual: os homens se dedicavam à pesca e à caça, enquanto as mulheres coletavam vegetais; nas regiões litorâneas, já tinha início pesca em águas mais profundas; domesticação do cachorro e, em algumas áreas, começo de sedentarização.

è     O NEOLÍTICO: UMA REVOLUÇÃO OU A IDADE DA PEDRA POLIDA
INÍCIO DO PERÍODO - cerca de 20 mil anos atrás
CARACTERÍSTICAS - surgimento da agricultura e da pecuária; propriedade coletiva da terra e das ferramentas, mas com produção cooperativa marcada por uma divisão social do trabalho mais sofisticada (alguns produziam diretamente, outros administravam a produção e havia aqueles que defendiam a tribo); aumento da produção e diminuição dos ciclos de fome
A VIDA NO PERÍODO NEOLÍTICO - a chamada “Revolução Neolítica” ou “Agrícola” gerou aumento da população, sedentarização, surgimento de aldeias, moradias construídas de barro ou madeira e o aperfeiçoamento de ferramentas, utensílios e armas; aparecimento de canoas e barcos; objetos de pedra polida, o que garantia maior durabilidade e eficiência; em algumas regiões, implantou-se a cultura megalítica (“pedra grande”), ou seja, a edificação de monumentos de grande volume, cujo exemplo mais conhecido é o “Círculo de Stonehenge” (Inglaterra).
ESTRUTURA SOCIAL - aparecimento da família clânica (a reunião de vários núcleos familiares com laços de parentesco) e o agrupamento de diversas famílias clânicas gerou a formação de tribos; início da divisão entre trabalho intelectual e manual; aumento das diferenças sociais; embrião de uma organização política, ainda não burocrática e encabeçada por um líder destituído de efetivo poder de coação sobre a comunidade: dominação tradicional à por tradição e sem quadros administrativos.
è     A IDADE DOS METAIS
INÍCIO - a cerca de 6 mil a.C.

CARACTERÍSTICAS - o uso do bronze e, em seguida, do ferro fundido para a construção de ferramentas e utensílios.
A VIDA NA IDADE DOS METAIS - a “Revolução Agrícola” do neolítico gerou a “Revolução Urbana”: o aparecimento das primeiras cidades; a comunidade, além de composta por coletores, agricultores e pastores, conheceu o surgimento de uma nova especialização profissional: o artesão, sofisticando a divisão do trabalho e tornando o universo social mais complexo; o uso de objetos metálicos aprimorou as armas, ampliando o número e o alcance das guerras que levavam à escravização dos vencidos, os quais eram obrigados a trabalhar, aumentando a produção e criando excedentes. Finalmente, surgia o conceito de fidelidade conjugal, principalmente por parte da mulher, pois o homem, agora já proprietário de suas terras e ferramentas, precisava ter certeza de que transmitiria a herança para seus descendentes legítimos.
PLANO IDEOLÓGICO - o aparecimento de religiões organizadas para explicar de maneira sobrenatural os fenômenos e eventos que inquietavam e atemorizavam os homens. O surgimento das religiões gerou um novo grupo social: a casta sacerdotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.