terça-feira, 1 de março de 2011

COMO ESTUDAR HISTÓRIA?

Prof. Vítor Hugo Garaeis
Grande parte da aprendizagem e do estudo de História depende da leitura de textos.
O estudante deve sempre escolher um local apropriado para a leitura e reflexão. O silêncio é fundamental para a compreensão de textos complexos, que exigem maior concentração.
Nunca ler deitado! Uma mesa apropriada, com boa iluminação, garante o aprendizado e a saúde do bom leitor. O estudante deverá ler o capítulo indicado pelo professor. Para se fazer uma boa leitura de textos de História são necessários interesse e disposição.  Portanto, faça uma primeira leitura lenta e atenciosa do texto inteiro, obedecendo às regras de pontuação (vírgulas, pontos, etc.). Nessa leitura, assinale a lápis as palavras que você desconhece e procure o seu significado no dicionário, anotando-o no próprio livro. Em seguida, o leitor deverá grifar no texto as frases que sintetizam a opinião do autor.
Transcrever para uma folha de fichário as frases escolhidas. Tal procedimento permitirá ao aluno estabelecer comparações entre diversas fontes.
O aluno interessado não limita seus conhecimentos com as indicações de leitura do professor. Portanto, o aluno deverá consultar outras fontes como jornais, revistas, sites, livros e filmes que complementem as informações obtidas na sala de aula. Também, a resolução das atividades propostas, como os exercícios, facilita a compreensão e oferece a oportunidade do aluno sintetizar, analisar e associar idéias.
Para compreender melhor as relações que ocorrem a partir de fatos históricos, o estudante deve utilizar o melhor meio para organizar as idéias sobre determinado processo histórico: a construção de linha de tempo, onde destacará, após uma leitura atenta de diversas fontes das datas, os fatos que são essenciais para a compreensão efetiva do assunto estudado.
Para a melhor compreensão das aulas é importante que o estudante faça suas próprias anotações e não dependa apenas das anotações e observações feitas pelo professor. Pois, em História, não adianta decorar nomes e datas, uma vez que é necessária a compreensão de conceitos e como são usados em épocas diferentes.
Escrever é fundamental para o bom desempenho do estudante. Por isso, ao chegar em casa, o estudante deve escrever um breve texto sobre o que aprendeu no decorrer do dia. Em seguida, os pais devem ler o texto do estudante, identificando as frases que são compreensíveis e solicitar nova redação para as frases que não foram compreendidas.
O momento de fazer uma prova de História é apenas mais um momento da sua atividade de estudante. Logo, a leitura atenciosa das questões e a calma e tranqüilidade no ato de respondê-las são importantes para o seu sucesso, que ocorrerá, com certeza, se você estiver sempre atento às instruções que lhe são oferecidas. Não se esqueça de que tudo aquilo que escrevemos merece ser lido primeiramente por nós mesmos, de forma que possamos corrigir os possíveis erros gramaticais e para nos certificarmos de que as nossas respostas têm sentido e coerência.
Por fim, você deve evitar o grande erro de acumular tudo para "estudar" um dia antes da prova. A prova é apenas um instrumento para avaliar o seu desempenho na disciplina e, para obter um bom resultado, tudo dependerá de como você procedeu durante todo o período de estudos. Por exemplo:
è     Você faz a leitura do capítulo indicado antes da aula?
è     Presta atenção às aulas e procura participar das discussões?
è     Realiza os exercícios sugeridos pelo professor?
è     Procura esclarecer suas dúvidas?
è     Faz uma revisão da matéria antes da prova (anotações de aula, resumo de capítulos, questões, releitura de textos, etc.)?
Se você respondeu sim para todas as perguntas, você já adotou um bom caminho para obter resultados positivos em seus estudos de História. Se você ainda não adotou estes procedimentos, mãos


Licenciado e Especialista em Abordagens do Ensino de História (ULBRA/RS); Professor no Instituto de Educação São José.
Estas sugestões de estudo foram compiladas de diversos artigos e sites educacionais, para auxiliar os alunos e pais no estudo extraclasse da disciplina de História, de 5a a 8a série do Ensino Fundamental.

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